Atopos Europa

Antonio Rafele – Coordenador

Graduado em Letras Modernas pela Università degli Studi La Sapienza (2004), possui doutorado em Sociologia Universidade Paris Descartes V Sorbonne (2008), com menção máxima Très honorable. Foi Assegnista di Ricerca na Università de Turim (2009-2011) e na Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão (2011-2013). É bolsista de pós-doutorado pela FAPESP com estudo na área de Sociologia e Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, Estética e Filosofia da Comunicação, sobre a metrópole e a mídia em W. Benjamin, G. Simmel e M. McLuhan. É autor de ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, com destaque a revista Sociétés (Ceaq, Univ. Sorbonne), Qualis A2. Na Itália, coordena a coleção Segni, territori, viaggi (Editora Franco-Angeli) e a coleção God.Imaginario (Editora Bevivino

Mario Pireddu

Pesquisador da Universidade Roma Tre e docente de Tecnologias de educação de adultos e Escrituras de rede no Departamento de Educação da mesma universidade. Tem ensinado Novas mídias e sociedade em rede na universidade IULM de Milão. Lida com comunicação, redes e formas do aprendizagem. No Brasil publicou com o livro “História e pedagogia nos media” (com R. Maragliano, Annablume, 2013), “Pós-Humanismo: as relações entre o humano e a técnica na época das redes” (com M. De Felice, Difusão, 2010).

Marina Magalhães 

Professora convidada no Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias da Universidade Lusófona do Porto (Portugal). Doutoranda em Ciências da Comunicação (Universidade Nova de Lisboa). Mestre em Comunicações e Culturas Midiáticas (UFPB). Especialista em Redação Jornalística (Universidade Potiguar). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFPB). Autora dos livros: Jornalistas no Cotidiano das Redes Digitais; e Polarizações do Jornalismo Cultural; e organizadora e coautora de @frodite no Ciberespaço, todos publicados pela Editora Marca de Fantasia.

Tito Vagni

Graduado em Ciências da Comunicação pela Universidade La Sapienza de Roma, é doutor em sociologia pela Universidade Paris V, Sorbonne. É professor adjunto da Universidade de Milão IULM. Desenvolveu seus estudos sobre televisão, ficção e gastronomia, sobre tais temas escreveu ensaios e artigos em várias revistas científicas. Coordena uma coleção de estudos mediológicos e culturais pela editora EDEST. Colabora com alguns jornais italianos como crítico gastronômico.

ATIVIDADES – 2015

– Seminários – Atopos – L’École des hautes études en sciences sociales (Ehess, Paris)

Local : Ehess, Paris

Coordenadores : Massimo Di Felice, Antonio Rafele, Stefano Bory

Tema: Filosofia da conexão : atopia, sincronia e dependência

– Seminário – Atopos – University College of London

Local : University College, London

Coordenadores: Massimo Di Felice, Antonio Rafele, D. Bartlett

Tema : Estética digital e narrativa

– 3a. Summer School – Porto (Portugal), junho/2015.

 

ATIVIDADES – 2014

– Seminários – Atopos – L’École des hautes études en sciences sociales (Ehess, Paris)

Local : Ehess, Paris

Coordenadores : Massimo Di Felice, Antonio Rafele, Stefano Bory

Tema: Filosofia da conexão : atopia, sincronia e dependência

– 2a. Summer School – Paris, junho/2014.

Livros

Di Felice, M. Paesaggi post-urbani, CNRS Éditions, Paris, 2015 (no prelo)

Di Felice, M. Paesaggi post-urbani, Mimesis, Milano, 2015 (no prelo)

Di Felice, M. Ecologia dell’azione, Feltrinelli/Apogeo, Milano, 2015 (no prelo)

Rafele A., A metrópole, Benjamin e Simmel, Annablume, Sao Paulo, 2015  (no prelo)

Revistas

Di Felice M., (org.), Ecosofia, Quaderni d’altri tempi, 2015 (no prelo)

Rafele A., (org.)Walter Benjamin, Sociétés, n. 126, De Boeck, Bruxelles, 2015 (no prelo)

Di Felice M., (org.)Le net-activisme, Sociétés, n. 124, De Boeck, Bruxelles, 2014.