Massimo Di Felice lançará no Maranhão o livro “A Cidadania Digital”

27/05/2021 | News, Notícias


No dia 4 de junho, às 18h, o Núcleo de Tecnologias para a Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET) recebe o prof. Dr. Massimo Di Felice (ECA/USP) para um bate papo sobre o mais novo livro do pesquisador “A Cidadania Digital“. A conversa on-line contará com a mediação da profa. Dra. Ilka Serra (UEMA) e será transmitida de forma aberta por meio do canal do núcleo no Youtube.

Sobre o livro “A Cidadania Digital”

As transformações que interessam ao terceiro milênio não têm a ver apenas com as alterações de nossa maneira de pensar e de nossos hábitos. Muito mais interessam as reconfigurações de nossa condição habitativa. As últimas gerações de tecnologias digitais, as mudanças climáticas e a pandemia contribuíram para a definitiva alteração da morfologia de nossa comunidade.⠀⠀⠀

Diante dessas transformações, a ideia ocidental de sociedade baseada no contrato entre cidadãos e limitada ao convívio e à ação dos sujeitos humanos, assim como aquela de uma cidadania baseada apenas nos direitos fundamentais das pessoas tornam-se inadequadas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A cidadania digital é hoje um âmbito de pesquisa transdisciplinar que se concentra sobre a superação do projeto político ocidental e o início de uma nova cultura de governança em redes complexas, caracterizadas por interações em arquiteturas não mais compostas apenas pelo sujeito e objeto.

Sobre a UEMANET

A UEMANET é responsável pela criação de oportunidades de aprendizagem mediada por tecnologia e que valorizem alternativas de inovação pedagógica no âmbito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Desde sua criação, em 1998, o UEMAnet tem sido uma referência para a educação mediada por tecnologias, compartilhando conhecimentos e expandindo oportunidades de aprendizagem nas modalidades presencial e a distância. Atualmente, fomenta e implementa políticas de educação a distância, com compreensão de que as novas tecnologias abrem possibilidades de utilização para gerar novas formas de comunicação, interação e socialização em diferentes cenários educativos.