Linhas de Pesquisa

Atualmente o Atopos se organiza em torno de 5 linhas de pesquisa: AION, AORISTOS, DIANOÍA, ECOSOFIA e TEKÓ.
Cada uma desenvolve pesquisas especializadas envolvendo aspectos particulares das redes digitais, promove grupos de estudos e eventos, e elabora publicações de interesse no seu campo.

Aion

Analisa formas de protagonismo e de cidadania desenvolvidas nas redes digitais e as principais características dos significados sociais e políticos de tais ações.

Aoristos

Investiga as transformações do sentir partindo de temáticas da estética, das artes, do corpo e das sexualidades no contexto das redes digitais.

Dianoía

Investiga transformações no campo da educação após a introdução do digital nos processos educacionais, que afetam a aprendizagem, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Ecosofia

Investiga as novas relações entre homem, tecnologia e meio ambiente, discutindo os conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade, sugerindo o surgimento de novas dinâmicas sociais em rede.

Holon

Ecologias Digitais e formas comunicativas do habitar.

Tekó

Investiga as redes digitais indígenas e especificidades socioculturais de determinados grupos por suas interações/mediações com redes de relações, redes digitais e territorialidades.