Ecosofia

A linha pretende analisar, avaliar e discutir as novas formas de relação entre homem, tecnologia e meio ambiente, procurando discutir os próprios conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade tomando como ponto de partida do debate o surgimento de uma nova cultura ecológica que se expande na contemporaneidade, sugerindo o desenvolvimento de novas dinâmicas sociais em rede. A Ecosofia, enquanto novo campo de conhecimento em formação, reúne e integra as ciências humanas, as naturais e as econômicas na necessidade do surgimento de um novo pensamento cujo principal objetivo é refletir profundamente acerca das dificuldades, no interior do pensamento ocidental, de superar essa filosofia opositiva e desenvolver uma discussão transdisciplinar que situe desenvolvimento e ação numa lógica não mais antropocêntrica, mas numa dimensão ecossistêmica, caracterizada pela criação de um novo tipo de dinamismo ecossociológico no qual a técnica deixa de ser considerada uma forma de agressão à natureza para se tornar o elemento de equilíbrio dessa ecologia integrada.

 

Beatriz Redko

Possui mestrado pela Universidade de Toronto, Ontario, Canada (1975). Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisas Atopos – ECA-USP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: eucalipto, gmelina, branqueamento, extrativos e densidade. Tem experiência também com grupos intergeracionais, grupos de pessoas idosas e redes digitais de sustentabilidade e de pessoas idosas

Eli Borges Júnior
Bacharel em Comunicação Social (ECA) e Filosofia (FFLCH) pela Universidade de São Paulo. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas de comunicação digital, teoria e filosofia da comunicação, estética e artes. No Centro Internacional de Pesquisa Atopos ECA/USP, é coordenador da linha de pesquisa “Aoristos: sentires em rede”. Foi bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Rita Nardy
É bióloga, jornalista e mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar). Atua em processos e projetos com foco na transição para novas formas de economia, diálogo e relacionamento na Società Consultoria. Foi coordenadora de planejamento e estratégia em sustentabilidade na Duratex e consultora de sustentabilidade na Report, à frente de projetos com empresas como J&J, Unilever, Even. Trabalhou na área de comunicação do Instituto Akatu e foi professora universitária (UNISA e UNINOVE).

 

 

Curso de Pós-graduação Lato Sensu Redes Digitais, Terceiro Setor e Sustentabilidade.

Acesse aqui para mais informações