Dianoía

Investiga transformações no campo da educação após a introdução do digital nos processos educacionais, que afetam a aprendizagem, o ensino, a pesquisa e a extensão. Paralelamente à pesquisa sobre novas teorias e metodologias relacionadas às novas formas de construção coletiva de saberes e de compartilhamento de conhecimentos, os pesquisadores participam de ações, projetos e programas que visam a incorporação e o aproveitamento das tecnologias digitais para a formação de pessoas e coletivos voltados para bens e valores comuns. Atuando também para o fortalecimento e ou criação de projetos de cursos a distância como forma de ampliar o acesso ao conhecimento sistematizado, contribuindo para a formação qualificada, crítica e autopoiética de seus participantes.

Para realizar a articulação recursiva entre teoria e prática, a linha Dianoía emprega noções advindas de teorias contemporâneas como a Teoria Ator-Rede (Latour et all), a Epistemologia da Complexidade (Morin), o Conectivismo (Siemens), e conceitos como “formas comunicativas do habitar” e “internet ecológica” (Di Felice), entre outros.

 

Iara C. Melo Franco

Doutora em Comunicação (ECA/USP), com tese sobre Controvérsias na Educação a Distância. Mestre em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ) e bacharel em Comunicação Social com habilitação Jornalismo (UFMG). Leciona desde 1990 na Faculdade de Comunicação Social da PUC Minas, nos cursos de Jornalismo e Cinema. É especialista em EAD, participou da implantação da modalidade na PUC Minas Virtual onde trabalhou por 14 anos, acompanhou a implantação da primeira Licenciatura semipresencial da USP e atua como consultora em EAD.

Leandro Yanaze

Doutorando em Sistemas Eletrônicos (EP-USP). Mestre em Interfaces Sociais da Comunicação (ECA-USP) e graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP). Professor na Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo desde 2012, onde coordena o curso de Jogos Digitais, oferecido na modalidade semi-presencial. Também é pesquisador do CEACOM (ECA-USP) e do CITI (EP-USP), professor convidado em cursos de especialização (ECA-USP, UEL, Sustentare) e consultor de empresas.

Mario Pireddu

Professor na Universidade Roma Tre no departamento de Ciências da Educação. Graduado em Ciências da Comunicação (Universidade Sapienza em Roma). Doutor em Teoria da Informação e Comunicação (Universidade de Macerata). Professor da disciplina “Mass media, new media e sociedade das redes” na Universidade IULM de Milão. Autor de ensaios e artigos sobre a relação entre práticas de comunicação, e-learning e novas formas de aprendizagem, com especial referência à comunicação digital. Organizou com o Prof. Di Felice o livro Pós-Humanismo: as relações entre o humano e a técnica na época das redes (Difusão Editora, 2010); e o livro digital História e pedagogia nos media, com o Prof. Roberto Maragliano (Annablume, 2013).