Aoristos

A palavra “aoristos”, do grego antigo αορίστος, faz referência a um tempo verbal capaz de expressar uma ação sem delimitar a sua duração temporal. Em linhas gerais, pode significar algo “indeterminado” ou “indefinido”. Nesse sentido, a linha de pesquisa concentra-se sobre o que parece se anunciar como uma particular condição das redes digitais: uma vez conectado, talvez o sentir não seja mais uma singularidade do humano, e que partiria determinadamente deste para o exterior; tampouco se apresente como resultado inverso de um agir técnico sobre o humano, definindo a totalidade de suas experiências. Em vez disso, procuramos aqui pensar o sentir como um fenômeno mais complexo, “atópico” (Di Felice), sem interior ou exterior, expressão de uma ecologia de distintos elementos, humanos e não-humanos, orgânicos e inorgânicos. A linha, portanto, busca relacionar essa noção outra do sentir a manifestações contemporâneas que reúnam redes digitais, estética, artes, corpo e sexualidades.

Danilo Patzdorf
É bailarino e pesquisador. Desenvolve pesquisas teóricas e práticas em torno do estatuto do corpo na contemporaneidade, atravessando a dança, a performance, a comunicação e suas representações ao longo história da arte. Graduado em Artes Visuais (ECA/USP), está concluindo sua pesquisa de mestrado “Sobre aquilo que um dia chamaram corpo: corporalidade nas ambiências digitais” no Centro Internacional de Pesquisa Atopos (PPGCOM/ECA/USP), orientado pelo Prof. Dr. Massimo Di Felice.

Eli Borges Júnior
Bacharel em Comunicação Social (ECA) e Filosofia (FFLCH) pela Universidade de São Paulo. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas de comunicação digital, teoria e filosofia da comunicação, estética e artes. No Centro Internacional de Pesquisa Atopos ECA/USP, é coordenador da linha de pesquisa “Aoristos: sentires em rede”. Foi bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Raquel Melo
Mestranda bolsista (CNPq) em Ciências da Comunicação na linha de pesquisa Comunicação e Ambiências em Redes Digitais (ECA/USP). Pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais (Senac-SP) e Bacharel em Comunicação Social (FACHA-RJ). Atuou como redatora, produtora, locutora, repórter e apresentadora em empresas de comunicação (Rádio Globo, CBN, R7, TV Record). Possui experiência como comunicadora em organizações não governamentais voltadas para direitos humanos.

I Seminário Aoristos: sentires em rede
Evento de lançamento da Linha de Pesquisa Aoristos, realizado na ECA/USP, com a presença ilustre de: Prof. Dr. Massimo Di Felice (ECA/USP), Prof. Dr. Eneus Trindade (ECA/USP), Prof. Dr. Mario Perniola (Universidade Tor Vergata de Roma), Prof. Dr. Enea Bianchi (Universidade Tor Vergata de Roma), Profa. Dra. Lucia Santaella (PUC-SP) e Prof. Dr. Sérgio Basbaum (PUC-SP).
Mais detalhes sobre o evento no álbum no Facebook.
Todas as palestras estão no nosso You Tube.