“La Cittadinanza Digitale”

04/02/2020 | News, Notícias, Reportagens

Massimo Di Felice lança, na Itália, o livro “La Cittadinanza digitale

por Matheus Soares

A popularização das tecnologias digitais de interação e de conexão, como plataformas e softwares, e as mudanças climáticas marcam nossa época de transformações. Esta situação contemporânea, então, põe em cheque não só a ideia de sociedade tradicional – fundamentada numa concepção antropocêntrica -, como também as formas ocidentais de organização e de participação política que repercutimos desde a Grécia antiga.

Partindo deste contexto, o Prof. Dr. Massimo Di Felice propõe no novo livro “La Cittadinanza Digitale: La crisi dell’idea occidentale di democrazia e la partecipazione nelle reti digitali” uma reflexão sobre o momento contemporâneo e as novas possibilidades, instigantes e agregativas, de compreender o comum e a participação coletiva nas tomadas de decisão. Estão em pauta questões relacionadas aos algoritmos, Big Data e outras arquiteturas digitais de interação e de conexão.

Publicado no segundo semestre de 2019 pela editora Meltemi, o lançamento da obra contou com uma programação de palestras e bate-papos, entre novembro a fevereiro, em diversas cidades como Roma, Palermo e Pisa. A Cidadania Digital foi tema de eventos públicos realizados pelo Movimento 5 estrelas e pela Associação Rousseau, além de ganhar espaço em sites e blogs do país. O programa “Weekend” do canal de televisão Tg2 também destinou uma resenha publicada na Revista MATRIZes, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/ USP). A versão traduzida para o português tem previsão de publicação ainda no primeiro semestre deste ano. É possível conferir o vídeo legendado sobre os cinco princípios da Cidadania Digital. O livro “La Cittadinanza Digitale” está disponível no site da editora Meltemi.