Livro “A Cidadania Digital” é lançado no Brasil pela Editora Paulus

17/05/2021 | Notícias

Após publicado na Itália, o novo livro do Prof. Dr. Massimo Di Felice “A Cidadania Digital: A crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais” chega ao país em português. A obra, lançada pela Paulus e já disponível no site da editora, busca refletir o contexto contemporâneo marcado pelas mudanças tecnológicas e climáticas, as quais põem em discussão não só a ideia ocidental de sociedade – fundamentada numa concepção antropocêntrica -, como também as formas políticas de organização e de participação que repercutimos desde a Grécia antiga.

O livro faz parte da Coleção Cidadania Digital que pretende reunir estudos transdisciplinares sobre a cidadania do terceiro milênio, colocando em pauta questões sobre redes digitais, algoritmos, big data, etc. A coleção é coordenada por Di Felice e pelo Prof. Dr. Eli Borges Júnior.

Sobre o livro

As transformações que interessam ao terceiro milênio não têm a ver apenas com as alterações de nossa maneira de pensar e de nossos hábitos. Muito mais interessam as reconfigurações de nossa condição habitativa. As últimas gerações de tecnologias digitais, as mudanças climáticas e a pandemia contribuíram para a definitiva alteração da morfologia de nossa comunidade.⠀⠀⠀

Diante dessas transformações, a ideia ocidental de sociedade baseada no contrato entre cidadãos e limitada ao convívio e à ação dos sujeitos humanos, assim como aquela de uma cidadania baseada apenas nos direitos fundamentais das pessoas tornam-se inadequadas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A cidadania digital é hoje um âmbito de pesquisa transdisciplinar que se concentra sobre a superação do projeto político ocidental e o início de uma nova cultura de governança em redes complexas, caracterizadas por interações em arquiteturas não mais compostas apenas pelo sujeito e objeto.

Sobre a Coleção Cidadania Digital

Redes digitais, big data, algoritmos, vírus, clima e emissões de gás carbônico tornam-se parte de nosso convívio, atores e membros atuantes de nosso social, convertendo-se em entidades capazes de agir e de influenciar nossas decisões. Diante dessas qualitativas transformações de nossa época, somos chamados a repensar nossa ideia de “sociedade” e de “cidadania” para além da polis e das categorias desenvolvidas pelo pensamento ocidental clássico. Nesse sentido, a Coleção Cidadania Digital pretende reunir estudos transdisciplinares capazes de oferecer leituras e categorias interpretativas para a compreensão da cidadania do terceiro milênio.