Redes Digitais e Sustentabilidade: as interações com o meio ambiente na era da informação

Série Ecosofia

Massimo Di Felice, Julliana Cutolo e Leandro Yanaze

ANNABLUME, 2012

Neste livro, busca-se evidenciar como as redes digitais estão contribuindo para a realização da passagem de um contrato social, baseado exclusivamente nas relações entre os atores humanos, para uma nova forma de contratualidade, reunindo humanos e não-humanos, que constituem os componentes de uma arquitetura social, na qual a tecnologia, o meio ambiente e os humanos são os membros interagentes dos mesmos ecossistemas.

Existe uma estreita relação entre os meios de comunicação, suas arquiteturas informativas e a forma de nos relacionarmos com o meio ambiente. A passagem de uma estrutura comunicativa analógica frontal, baseada na separação entre emissor e receptor, para um modelo comunicativo reticular e interativo, cria uma profunda transformação na nossa relação com o território, inaugurando uma nova condição habitativa. Nesta, realiza-se o advento de um novo contrato natural no qual a natureza e o meio ambiente deixam de ser paisagem externa, imagem frontal, para assumir as formas de uma arquitetura relacional informativa, nem externa nem interna. 

A partir desta perspectiva, evidencia-se como as redes digitais contribuem para a realização da passagem de um contrato social, baseado exclusivamente nas relações entre os atores humanos, para uma nova forma de contratualidade ecológico-comunicativa, reunindo os coletivos-atores, humanos e não-humanos, que constituem os componentes de uma inédita arquitetura social reticular, na qual a tecnologia, o meio ambiente e os humanos são os membros interagentes dos mesmos ecossistemas comunicavos. 

(comprar)