Tecno-pedagogia: os games na formação dos nativos digitais

Série Galileo

Leandro Key Higuchi Yanaze

Annablume, 2013

“A utilização do termo tecno-pedagogia nos convida a pensar sobre o papel das tecnologias de informação nos processos educativo e de aprendizagem e, ao mesmo tempo, na complexidade da relação entre técnica e homem. Muitas vezes tal complexidade foi banalizada pela filosofia e pelas ciências sociais reduzindo-a a uma simples (e talvez conveniente) relação de dominação do sujeito sobre o objeto ou, ao contrário, expressada através da lógica do perigo da dominação do objeto sobre o sujeito.” (Massimo Di Felice)

“Tenho trabalhado com a ideia de que, no decorrer dos séculos, as mudanças tecnológicas foram inaugurando modelos educacionais que lhe são próprios. Para não irmos muito longe, assim foi com a tecnologia do livro, na era de Gutenberg que criou o modelo educacional baseado na legitimidade do texto escrito. Então veio, com a cultura de massas, o jornal como auxiliar no processo de documentação histórica e, com a televisão, os telecursos. Desde a aceleração da revolução digital, a educação enfrenta dilemas que só podem ser enfrentados se olharmos de frente para as estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas em parceria com os dispositivos que o digital não cessa de nos apresentar.” (Lucia Santaella)

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