Seminário “A mentira da verdade!” aborda fake news no dia primeiro de abril

A fama do 1º de abril como o dia da mentira tem origem na França do século XV, quando o rei Carlos IX instaurou a mudança do calendário francês para o gregoriano, transferindo de abril para janeiro o início do ano. Aqueles que resistiam à mudança das datas foram alvo de diversas pegadinhas no primeiro de abril, como convites para festas falsas de réveillon e presentes estranhos. Desde então, a data inspira brincadeiras e mentiras ao redor do mundo.
Aproveitando a ocasião, o Centro de Pesquisa Atopos (USP), a Plataforma Cidadania Digital e o projeto Fake News e Cidadania Digital (UFJF) organizam no próximo dia primeiro de abril o seminário “A mentira da verdade!: além das fake news e do monopólio da interpretação” com o objetivo de discutir o fenômeno das Fake News, considerando o contexto complexo de conexão e de interação digital com dados, algoritmos, plataformas etc.
Como explica a professora Dr. Teresa Neves (UFJF), as “notícias falsas”, populares na rede digital, foram responsáveis curiosamente por despertar e reforçar suspeitas sobre a construção de verdades, estas últimas sempre sujeitas a dúvidas e interpretações, o que assume dimensões e complexidade inéditas no contexto das redes digitais. “Finalmente, a informação e o que entendemos por verdade não estão mais concentradas nas mãos de poucos protagonistas; e a percepção cada vez mais clara disso, devemos, sobretudo, ao advento das fake news”, pontua a docente.
O seminário será transmitido pela página do Youtube do Atopos a partir das 18h com a mesa “’All new is fake’: niilismo e informação na era dos big data” e prossegue às 19h30 com a mesa “Das fake news ao equívoco: tradução de mundos e jornalismos possíveis”. Não é necessária inscrição prévia. Em breve os links de cada atividade.
Seminário A verdade da mentira!
01/04 – No Youtube do Atopos
Mesa 1 – 18h
“All news is fake”: niilismo e informação na era dos big data
Com profa. Dra. Teresa Neves (UFJF), prof. Dr. Massimo Di Felice (USP) e prof. Dr. Eli Borges Jr. (Atopos/USP).
Mesa 2 – 19h30
Das fake news ao equívoco: tradução de mundos e jornalismos possíveis
Com prof. Dr. Evandro Medeiros (UFOP) e profa. Dra. Lara Linhalis (UFOP).